domingo, 11 de março de 2018

Deveríamos aprender estatística antes de aprender cálculo? Veja esta curta TED Talk: https://www.youtube.com/watch?v=BhMKmovNjvc

Concordo com ele. Sem afirmar que aritmética, geometria, álgebra e análise (cálculo) sejam dispensáveis, é verdade que a probabilidade e a estatística desempenham um papel mais importante para o entendimento do mundo do que o cálculo (claro que, antes delas, há que se saber aritmética, geometria e álgebra e, depois, o cálculo também). Para mim elas podem, perfeitamente, serem vistas no Nível Médio (do mesmo modo que derivadas e integrais), o que daria aos estudantes uma compreensão muito maior da realidade, com grandes aplicações na Física, na Química, na Biologia, na Sociologia e na Economia, que, aliás, também tinha que ser estudada no Nível Médio, ao lado da Filosofia e da Sociologia e, também, da Psicologia. Para mim os currículos escolares atuais estão cada vez menos abrangentes e aprofundados, o que vai implicar na formação de gerações cada vez mais ignorantes. Não acho que a maturidade intelectual dos estudantes não os permita ir mais a fundo e mais ao largo do que se estudava no meu tempo do Ginásio e do Científico. O que está pegando é a moleza, a aversão a toda dificuldade, a tudo que dê trabalho e consuma esforço. Dá pra ver muito mais coisa do que é visto, em muito mais disciplinas e em menos tempo. Para isso é que existe a pedagogia: para fazer aprender mais em menos tempo. Que seja usada.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails