Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 11 de março de 2018
Deveríamos aprender estatística antes de aprender cálculo? Veja esta curta TED Talk: https://www.youtube.com/watch?v=BhMKmovNjvc
Concordo com ele. Sem afirmar que aritmética, geometria, álgebra e análise (cálculo) sejam dispensáveis, é verdade que a probabilidade e a estatística desempenham um papel mais importante para o entendimento do mundo do que o cálculo (claro que, antes delas, há que se saber aritmética, geometria e álgebra e, depois, o cálculo também). Para mim elas podem, perfeitamente, serem vistas no Nível Médio (do mesmo modo que derivadas e integrais), o que daria aos estudantes uma compreensão muito maior da realidade, com grandes aplicações na Física, na Química, na Biologia, na Sociologia e na Economia, que, aliás, também tinha que ser estudada no Nível Médio, ao lado da Filosofia e da Sociologia e, também, da Psicologia. Para mim os currículos escolares atuais estão cada vez menos abrangentes e aprofundados, o que vai implicar na formação de gerações cada vez mais ignorantes. Não acho que a maturidade intelectual dos estudantes não os permita ir mais a fundo e mais ao largo do que se estudava no meu tempo do Ginásio e do Científico. O que está pegando é a moleza, a aversão a toda dificuldade, a tudo que dê trabalho e consuma esforço. Dá pra ver muito mais coisa do que é visto, em muito mais disciplinas e em menos tempo. Para isso é que existe a pedagogia: para fazer aprender mais em menos tempo. Que seja usada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário