Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 18 de março de 2018
Ernesto, o que e um referencial? e o que tem a ver aquele arranco que damos quando estamos no onibus e ele está em movimento, com as forças ficticias?
Referencial é um sistema de corpos (pode ser um só, mas não puntiforme), em relação ao qual a posição de um corpo possa ser especificada por sua distância e orientação em relação a eixos que possam ser traçados ligando quatro pontos desse sistema, um tomado como origem e outros três tomados como definindo, com a origem, três eixos não coplanares, Por exemplo, o Sol e três outras estrelas ou o centro da Terra e três outros pontos sobre sua superfície. Medidas as posições e, dispondo-se de um cronômetro em repouso nesse referencial, pode-se estudar o movimento de corpos em relação a ele. Quando um corpo, livre da ação de interações com outros, se move sem aceleração em um referencial, ele e dito "inercial". Apenas nos referenciais inerciais é que é válida a segunda lei de Newton, que diz que a aceleração de uma partícula ou corpo rígido sem rotação seja a razão da soma vetorial das forças que ele sofre dividida pela massa do corpo. No caso do Ônibus, o que acontece é que o Ônibus freando ou acelerando não é um referencial inercial, então não vale a segunda lei de Newton, portanto acontece da pessoa ser acelerada para frente ou para trás sem que nenhuma força aja sobre ela para tal. Esse efeito é, então, atribuído a uma força que teria provocado a aceleração. Como não há agente identificado que a aplique, é chamada de "fictícia". Mas pode até quebrar os ossos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário