Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 13 de março de 2018
Há boas evidências para se pensar que o Sol orbita mesmo o centro da Via Láctea e que ainda, esse centro é constituído de um enorme buraco negro?
A órbita do Sol se faz em relação ao centro de massa da matéria da Via-Láctea que se encontra a uma distância menor do que ele em relação a esse centro, que funciona como um dos focos da elipse de sua órbita. Existe um buraco negro nas proximidades do centro da Via-Láctea sim, mas ele não é o grande atrator de todas as estrelas, já que sua massa é uma pequena fração da massa da Via-Láctea. O atrator é o conjunto de todos os astros existentes. Que as estrelas giram em órbitas, isso é algo que se observa pela medição dos módulos e direções de suas velocidades. Inclusive essas medições é que levaram à descoberta de que o total de matéria detectável existente não é capaz de dar conta de explicar seus valores, dentro da teoria gravitacional aceita. Ou existe mais massa do que a que se observa, constituindo o que se chama de "matéria escura", ou a lei da gravitação não é a que se supõe que seja. Quanto à existência do buraco negro na região central, isso também é constatado em razão das medições das velocidades (módulo e direção) dos astros próximos do centro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário