Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 15 de março de 2018
Na realidade, estou a considerar a humanidade justamente pela falha das utopias no passado. Quanto ao futuro, pelo caráter humano, este continuará a ser uma mistura entre utopia e distopia. Por fim, é natural que o ser humano disvirtue comportamento, ensinamento, justo pelo prazer que fomenta o ego.
Sim, é natural. Mas a civilização consiste, justamente, no domínio do "natural", dos instintos", em prol de atitudes e comportamentos racionais, de caráter elevado, nobres. E o que vem acontecendo, século após século, é o aumento do grau de civilização da humanidade. Ainda temos muitos atestados de falta de civilização, como a polícia, os advogados, os tribunais, os exércitos, as fronteiras, as religiões e outros aspectos. Mas isso vem sendo, pouco a pouco, abolido. Países como os escandinavos estão transformando suas prisões em hotéis por falta de presos. Isso é civilização. A profissão de advogado será extinta por falta de demanda de seus serviços. Bem como de juiz, de militar, de policial, de carcereiro. Depois de bancários, de contadores, com a abolição do dinheiro. E de tabeliães, escrivães, com seus cartórios. Como foram extintas as profissões de limpador de chaminés, de acendedor de lampiões de gás, de cavalariços urbanos, de cocheiros e várias outras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário