Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 18 de março de 2018
Nesta sua resposta, você considera que conteúdo e espaço surgiram fortuitamente, imediatamente antes da expansão...http://ask.fm/wolfedler/answers/139858207773 Por que haveria de ser assim? Sendo que poderiam ter existido antes do Big Bang!?
Certamente que o conteúdo e o espaço, mas não o tempo, poderiam já existir e não ter surgido imediatamente antes do Big Bang. Todavia não há, até o momento, nada que mostre que sim nem que não. Então eu acho que não, que surgiu imediatamente antes. Não é uma questão científica e sim filosófica. Para mim, a existência de algo fora do tempo é bem mais problemática, em termos metafísicos, mesmo que não impossível, do que o surgimento de algo a partir de nada existente previamente (e não "do nada"), sem causa e nem propósito. Então eu me alinho com quem consideram que o conteúdo e o espaço do Universo tenham surgido imediatamente antes do Big Bang, Ao surgir, na forma de campo puro indiferenciado, já surgiu com o espaço se expandindo e o conteúdo se espalhando por esse espaço crescente, com isso propiciando a redução da temperatura do campo e flutuações aleatórias de densidade que deram azo ao surgimento de pares de partículas e antipartículas e, a partir daí, todo o resto, inclusive as leis físicas. Note que, face aos dados disponíveis, o Universo já surgiu infinito, em dimensão e conteúdo. O que se diz que, no Big Bang (que é o início da expansão e não o surgimento) ocupava um volume menor do que um átomo não é o Universo e sim o Universo Observável, que é a parte dele que, hoje, se é capaz de observar, dado o tempo que a luz teve para chegar a nós, isto é, 13,8 bilhões de anos. Esse Universo Observável tem, apenas, 46 bilhões de anos-luz de raio, em torno de nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário