Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 13 de março de 2018
Por que é quase impossível uma pessoa que goste de farra virar um intelectual, seria cômico. Somente pessoas inteligentes podem ser intelectuais. o máximo que os festeiros conseguirão, será por algum esforço, mas logo terão resultados medíocres, caso não sejam inteligentes.
Realmente, a intelectualidade requer inteligência. Porque não basta obter um vasto acervo de conhecimentos informativos. É preciso, também, saber, a respeito do que se conhece, suas razões, suas formas de ser, suas consequências. É preciso saber argumentar com lógica, saber categorizar os conhecimentos, saber sintetizar e analisar. Saber explanar o que se sabe com adequação, argumentação, clareza, coerência, concisão, precisão, estilo, ordem e correção gramatical, tanto oralmente quanto por escrito. Além do fato de que, mesmo apenas para se acumular informações e memorizá-las, é preciso se dominar um amplo vocabulário e se ter inteligência. Acrescido do fato de que ser intelectual requer algum polimatismo, pois ele (ou ela) deverão dominar uma amplitude de saberes em várias áreas, mesmo que se seja mais focado em alguma. E esses saberes precisam ter profundidade, grande na área de concentração, mas não rasa, também, nas demais. O que requer, além da inteligência, grande volume de conhecimentos, que demandam um imenso tempo de dedicação, ao longo de muitos anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário