Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 12 de março de 2018
Um processo é aleatório quando há inúmeros fatores desconhecidos que determinam os eventos sucessores, impossibilitando se fazer uma previsão determinística (não necessariamente incausado, pois pode ser que apenas se desconheçam as causas)?
Há dois tipos de aleatoriedade. Um deles é esse que você mencionou, em que ela deriva do desconhecimento do complexo sistema de causas e efeitos que produzem o fenômeno. Outro é a aleatoriedade essencial, que ocorre em nível quântico e se relaciona com a incausalidade de alguns eventos. Todavia é preciso distinguir incausalidade de indeterminismo. A primeira é a situação de um evento ocorrer sem que seja produzido por outro antecedente. A segunda é um evento que provoca outro não provocar sempre o mesmo evento, podendo produzir resultados diferentes em ocasiões diferentes, mesmo que se esteja nas mesmas circunstâncias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário