sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Estava observando seu Ask e o achei genial! Você nunca acreditou na existência de um Deus ou foi com certas observações que você percebeu que talvez sua linha de raciocínio fosse diferente das pessoas cristãs (ou de outras religiões)?

Já fui católico fervoroso e fiel. Como levo tudo muito a sério, resolvi estudar a fundo a doutrina católica e, comparativamente, as demais religiões. Ao mesmo tempo, como sempre também fui muito interessado em ciências e em história, fui estudando cosmologia, antropologia, evolução, neurociências e tudo o mais. Então cheguei a duas conclusões: primeira que a fé é um completo despropósito; segunda que o objeto da fé, isto é, a existência de uma realidade sobrenatural, é completamente ilusório. Então, entre meus 19 e uns 23 anos, primeiro deixei de ser católico e depois de ser cristão, ainda acreditando em um deus sob forma deísta. Depois me tornei agnóstico e, por fim, ateu cético. Desde então, meus estudos científicos, religiosos e históricos só têm confirmado o acerto de minhas convicções em não ser filiado a religião nenhuma e sequer manter qualquer crença religiosa sem ter religião. Todavia não menosprezo quem possua religião ou crença religiosa, desde que seja de modo sincero e que paute sua vida por suas crenças de modo ético. Mas desprezo visceralmente uma pessoa religiosa que não busque a santidade ou quem se valha da religião para extorquir o povo crédulo, como Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Silas Malafaia e seus prepostos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails