Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
estava procurando em alguns sites as disciplinas mais difíceis que existem. dentre elas achei a matemática, o direito, a anatomia, mas sempre em primeiro, estava a a física quântica ou simplesmente física. Você concorda? Por que física quântica é tão difícil?
Por duas razões. A primeira é que ela não é intuitiva, isto é, seus conceitos não correspondem ao que se percebe diretamente do mundo. Ou seja, é altamente abstrata. A segunda é que, para modelar a estrutura e o funcionamento dos sistemas moleculares, atômicos e subatômicos se requer um ferramental matemático bem sofisticado, que não é disponibilizado nem nos cursos básicos de cálculo diferencial e integral, álgebra linear e geometria analítica do ciclo básico dos cursos superiores de ciências exatas. Para isso os cursos de Física oferecem a disciplina "Métodos Matemáticos da Física". Como, em geral, grande parte das pessoas têm uma formação incipiente em Matemática, elas não conseguem absorver o conteúdo da Física Quântica, da Física de Partículas Elementares, das Teorias Clássica e Quântica de Campos, da Relatividade Restrita e Geral e da Cosmologia. A Física elementar, dada no Ensino Médio, não apresenta dificuldade. Quem não a domina é porque tem uma falta de base em Matemática, desde o nível fundamental. Alguns, todavia, apresentam uma dificuldade de assimilação conceitual mesmo da Física. A questão é que a Física, mesmo a elementar, requer um bom traquejo de abstração e raciocínio lógico, mesmo que não matemático. Muitas pessoas não conseguem se elevar acima do concreto como, por exemplo, raciocinar hipoteticamente, inclusive em temas que não têm nada a ver com Física. Isso é decorrente de uma falha no processo educativo no nível fundamental, que privilegia a aquisição de conhecimentos em detrimento do desenvolvimento de habilidades e do aprimoramento da inteligência. Para resolver isso é preciso, antes de mais nada, remunerar MUITO BEM, o magistério de forma a fazer a profissão economicamente atrativa para as melhores cabeças, que vão preferir o magistério à medicina, à engenharia, ao direito e outras profissões de estatuto mais elevado pela razão de que o magistério provê melhores rendimentos do que elas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário