Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Olá, professor! Eu penso que devido a ciência ser materialista e com o pensamento mais secularista, naturalmente ela é mais progressista, por isso vai contra muitas ideias conservadoras religiosas, e não somente doutrinação escolar como dizem, o que acha? Gracias!
Isso mesmo. A ciência não considera nenhuma assertiva religiosa, seja de que religião for. Cientistas, em particular, podem possuir alguma crença religiosa, mas isso não pode interferir em seu trabalho científico. Porque a ciência busca a verdade, como revelada pelos fatos, de modo verificável e justificado. Daí ela ser fisicalista, ou seja, considera que a realidade objetiva (isto é, exterior às mentes), não possua elementos sobrenaturais. Todavia não foge à ética, como norteadora das ações. Mas a ética não tem nada a ver com as crenças religiosas. O secularismo da ciência significa que ela considera que, também, deva se voltar para a promoção do bem do mundo, de modo desvinculado a qualquer noção mística religiosa, mas apenas pelo valor intrínseco do bem como provedor de felicidade, alegria, prazer, bem estar, satisfação e tudo de bom para o maior número de seres, inclusive não humanos. Isso é algo que a escola precisa incutir na infância e na juventude como um valor superior a ser buscado, ou seja, a verdade, esteja ela de acordo ou desacordo com as crenças religiosas, sejam quais forem. Isso não é uma doutrinação e sim uma conscientização de valores corretos e de responsabilidades a serem assumidas, de modo inteiramente esclarecido e livre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário