Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
o matemático john lennox disse que "provas" só existem no campo que ele atua, a matemática. Não há como falar em provas em ciência, mas em evidências. Isso seria devido ao caráter conceitual de "prova", que é uma demonstração lógica por meio de raciocínio?
Em Física, pelo menos, além das leis, que são empíricas, isto é, verificadas por evidências experimentais ou observacionais, também há os teoremas, que são deduzidos delas por demonstrações lógicas, normalmente matemáticas. Sua veracidade decorre da veracidade das leis, que funcionam como os postulados na Matemática. Além disso, há, também, as definições, que são arbitrárias e os princípios, que são induzidos e cuja veracidade decorre da veracidade das leis que deles podem ser deduzidas. Uma demonstração ou prova lógica, contudo, não necessariamente tem que ser matemática. Pode ser um raciocínio lógico conduzido por meio de juízos expressos em proposições.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário