Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Qual veio a existir primeiro, a luz ou as trevas? A luz precisa de um corpo para que possa alumiar, todavia, uma vez que a energia desse corpo se esgota, esta logo se apaga. Sendo assim, as trevas podem durar uma eternidade, mas a luz não dura para sempre?
No surgimento do Universo havia só campo, sem matéria e nem radiação. Como luz é radiação, podia-se dizer, então, que tudo era treva. A matéria surgiu antes da radiação, pois esta é produzida por aquela. No princípio o Universo era inteiramente opaco, como o interior de uma única estrela. Portanto, inteiramente negro. Só com o desacoplamento da matéria e da radiação, que ocorreu 380 mil anos após o Big Bang, é que o Universo se tornou transparente e a luz pode se propagar. Mas, então, ela era quase exclusivamente formada por radiação gama. A radiação visível só apareceu com o surgimento das estrelas, uns 550 milhões de anos depois do Big Bang. Com a expansão do Universo, em algum momento, todas as estrelas se apagarão e toda a radiação já lançada no espaço atingirá comprimentos de onda superiores ao da luz visível, voltando, portanto, tudo a ser inteiramente negro. Ou seja, as trevas sobreviverão à luz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário