quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

[cont] humilde para jamais transmitir esse caráter. Eu penso que é pelo fato de eu ter somente 18 anos vividos e ele 33. Talvez se eu tivesse mais, ele não se prendesse a isto. Diga o que acha sobre isso. Obrigado pela oportunidade. Um abraço, Professor.

Não considero a humildade uma virtude, por ser uma forma de diminuição pessoal. A virtude está na modéstia assertiva. O que é isto? É conhecer-se a si mesmo, suas qualidades e seus defeitos, aceitar-se como se é, esforçar-se para melhorar as qualidades e corrigir os defeitos, mas não fingir que não se é o que se é. Sem ostentação nem pernosticismo. Com franqueza, serenidade e firmeza. Acho que, se você é uma pessoa inteligente, pensadora, reflexiva, instruída, culta e de sensibilidade ética e estética, não deve fingir não ser assim e sim se afirmar como tal. Mas não pode esnobar e nem se tornar um chato. Franqueza com cortesia. Isto é assertividade. Se você é assim, cultive isto, pois é muito bom. Não se preocupe com a pouca idade. Nem sempre os mais velhos são mais sábios. Mas não se julge sempre o mais sábio. Ouça as outras opiniões e reflita sobre elas. Se concluir que são corretas, mude a sua. Caso contrário, afirme-se.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails