quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

@Th_NF O Sr sempre indica um livro introdutória a Filosofia, algo como "Introdução a Filosofia" so que não me lembro do nome da autora, poderia cita-lá e fazer um breve resumo do livro?

Trata-se do livro "Convite à Filosofia" da Marilena Chauí, pela Editora Ática. Não é propriamente um livro didático, mas se destina, principalmente, a um estudioso autodidata, iniciante em Filosofia. Aborda noções gerais sobre o que é filosofia e suas partes, como epistemologia, lógica, metafísica, ética, política, estética. Chauí é comunista, mas é muito competente a aborda todas as vertentes com profundo conhecimento. Bom para começar.
Talvez seja interessante ter uma visão direitista também. Neste caso recomendo o livro "Introdução à Filosofia", do Miguel Reale, pela Editora Saraiva.
Há muitos outros. Eu me inciciei na Filosofia com o Manual de Filosofia do Teobaldo Miranda Santos, na década de 60. É tomista, mas dá uma boa base, como também o é o Jolivet.
Outras recomendações de livros introdutórios que conheço e já li, ou, pelo menos, folheei:
Arruda Aranha,
Antônio Tobias,
Antônio Rezende,
Nigel Warburton,
David Papineau,
Joaquim Severino,
Frost Jr.
Stephen Law,
Nicholas Fearn,
Huisman & Vergez,
Angélica Satiro,
Gilberto Cotrin.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Um comentário:

Anônimo disse...

Um bom livro de introdução à filosofia é Uma Breve Introdução à Filosofia, Thomas Nagel

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails