Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
A visão que o Sr. tem da questão indígena não pode estar sendo um tanto ingênua? Todos os especialistas no assunto dizem o contrário do que diz. Aliás, os próprios indígenas mais velhos que sofreram com a aculturação branca.
Não é não. Não é verdade que a maioria dos índios prefiram continuar a viver a sua cultura primitiva. Claro que isso não é unanimidade. Criar um isolamento é pior. Fica como se eles fossem animais de um zoológico. Eles são seres humanos. Eles podem passar de sua cultura original para a civilização moderna (que não é só branca, mas também negra, amarela e vermelha, em muitos lugares), mantendo suas tradições e beneficiando-se dos recursos tecnológicos e sociais da civilização. Para mim todos esses recursos, mesmo com os problemas que causam, que podem ser contornados (não facilmente, é certo, mas não impossivelmente), são preferíveis a se manter no estágio cultural em que se encontram. Isso não é ingenuidade nenhuma. O contrário é que é ingenuidade, em que pese a opinião de vários antropólogos, no meu entender, equivocados. Não acho que seja preciso citar ninguém para tirar conclusões que você pode tirar por conta própria, pela observação do que ocorre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário