sábado, 29 de setembro de 2012

Seus disparates contra o espiritualismo são visivelmente tendenciados pela sua cultura materialista, essa sim, à meu ver, um equívoco. Deveria estudar e pesquisar mais sobre o assunto antes de afirmar com essa veemência que nada existe fora da matéria.

Mas existe muita coisa além da matéria: campos, radiação, espaço, tempo, estruturas, ocorrências... Só não existem espíritos nem nada que seja sobrenatural. E isso não é uma opinião gratuita minha. É fruto de muito estudo e reflexão ao longo da vida toda. Para passar de católico a ateu eu levei dez anos estudando e pensando. Fui católico fervoroso até meus 19 anos, tanto que queria ser santo. Dos 19 aos 29 anos, em razão de meus estudos e reflexões, tornei-me ateu. Já estudei até o espiritismo e vi que não tem fundamento nenhum. O que digo não são disparates. São conclusões válidas, Minha cultura não é materialista, no sentido vulgar dessa palavra. Sou um humanista secular. Considero-me uma pessoa espiritualizada, no sentido puramente humano dessa palavra. Quanto ao sentido filosófico, o materialismo não se sustenta, visto os atuais conhecimentos científicos. Isso é uma ideia do século XIX. Sou um fisicalista, ou um naturalista. Isto é, quem considera que a realidade toda, inclusive a social, advém da natureza física. E mais, sou fisiocêntrico, isto é, considero que o fulcro do conhecimento não é nem Deus nem o Homem e sim a Natureza. Afirmo com veemência que não existem espíritos exatamente porque estudei muito e pensei muito no assunto. Inclusive acho que seria muito bom se eu tivesse uma alma imortal e se existisse um Deus. Mas não existem. Me indique o procedimento que realizarei um experimento comprobatório da existência de espíritos e publicarei o resultado, com material e métodos para ser reproduzido por qualquer um em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails