sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estou a procura de opiniões e informações sobre: "Reservas Indígenas - preservação da cultura ou preservação do atraso científico?"

Minha opinião é que os índios, em contato com a civilização, preferem aderir a ela do que manterem-se no seu estado anterior de cultura. Acho que não se pode impedi-los de usufruir as benesses da civilização tecnológica, mesmo que também venham acompanhadas de inconvenientes. Isso, contudo, não os impede de preservar suas tradições como um folclore, que será sempre festejado em ocasiões específicas, enquanto eles levam a vida de uma pessoa inserida no contexto do resto do mundo moderno, com todas as implicações, isto é, as benesses e as responsabilidades, sem privilégio de nenhuma espécie. Não acho que manter seu modo de vida a pretexto de preservar sua cultura seja bom para eles. Para mim eles devem ser inseridos na sociedade de forma indistinta de qualquer pessoa. Mas podem continuar a cultivar suas tradições de modo alegórico. Numa sociedade justa não há classes. Não há proletários nem burgueses nem aristocratas. Apenas pessoas. O que eu preconizo é que os indios assimilem proveitosamente as benesses da civilização, mesmo com o perigo de serem contaminados com suas enfermidades. Da mesma forma que nós bebamos de sua sabedoria naquilo em que eles são mais sábios do que nós. A cultura deles, a ser mantida em sua integridade, implica em excluí-los do contexto da civilização. Logo, ou seria aniquilada ou preservada como folclore. Opto pela segundo opção.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails