Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 29 de setembro de 2012
Defina o que é Anarquia, Socialismo e Comunismo.
Anarquia é a situação em que a sociedade não se estrutura em estado e nem tem governo. Trata-se de um conceito político e não econômico. Pode haver anarquia comunista e capitalista. Além do mais, anarquia, de modo diverso do que se pensa, não significa desordem, pelo contrário, para que uma sociedade se mantenha funcionando sem governo ela tem que ser muito mais ordeira e organizada do que com governo. Só que essa ordem é espontânea e não imposta. Por isso a anarquia não pode ser obtida por nenhuma revolução, já que numa revolução há vencidos e os vencedores precisam impor a situação aos vencidos. A anarquia tem que ser consensual.
Comunismo é um sistema econômico, e não político, em que os meios de produção de bens e serviços não possuem proprietários, sendo de todos os que trabalham neles. O verdadeiro comunismo só acontece em um sistema anárquico, pois ninguém é empregado de ninguém, como se todos fossem patrões.
Socialismo é um sistema econômico conjugado com um regime político em que os meios de produção não possuem proprietários mas também não são dos trabalhadores e sim do governo, de que todos são empregados, não havendo patrões. O socialismo requer, pois, um governo, que pode ser democrático ou ditatorial. Por conseguinte requer, também, um estado, já que não há governo que seja de coisa nenhuma.
De acordo com Marx, o Socialismo de Estado, por meio da Ditadura do Proletariado seria um passo para se alcançar o comunismo. Foi o que aconteceu na União Soviética, seus satélites, na China, na Coréia do Norte e nos lugares em que se implantou o que se chamou de "Regime Comunista". Mas, em verdade, nunca se passou da fase provisória do Socialismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário