sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Qual é o segredo para que eu escrever muito bem, publique, escreva novamente, publique sempre?

Para escrever bem é preciso, primeiro, ler muito. Muito mesmo: umas três horas por dia. Ler de tudo, especialmente literatura, mas também divulgação científica e notícias. E ler de forma crítica, isto é, prestando atenção na construção das frases. Usar o dicionário para aprender o significado de novas palavras sempre que elas aparecerem. Sem preguiça. Depois é preciso treinar a escrever. Escreva muito. Crie um blog e vá escrevendo, todo dia. E se corrija sempre. Uma dica que muitos acham irrelevante, mas eu acho super-importante: estude Gramática. Isso eu fiz na adolescência e sempre tenho me atualizado e revisado. Compre uma boa e estude. Recomento as do Celso Cunha, do Napoleão Mendes de Almeida e do Evanildo Bechara. Finalmente: não pense que é fácil. Tudo que é fácil não presta. É difícil sim, mas vale a pena. Contemplar a sua obra escrita e revisada é um grande prazer. Ver que ela está sendo útil para melhorar o mundo e levar a luz do conhecimento onde há as trevas da ignorância é uma satisfação maior ainda. Há uns livros especiais para aprender a redigir. Estude-os. Não tenha dó de gastar dinheiro com livros. Tenha dó de gastar dinheiro com roupas, com carros, com passeios, com comida. Mas não com livros. Ei-los:
Manual de Redação - Folha de São Paulo
Manual de Redação e Estilo - O Estado de São Paulo
Manual de Redação e Estilo - O Globo
Manual de Estilo - Editora Abril
Redação com base na Linguística - Diógenes Magalhães
Comunicação em Prosa Moderna - Othon M. Garcia
Guia Prático de Criação Literária - Moacir C. Lopes
A Jornada do Escritor - Christopher Vogler
Para ser Escritor - Charles Kiefer
Só Erra quem Quer - Antônio Cruz Neto

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails