Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 29 de setembro de 2012
"Dado que existe uma lei como a da gravidade, o Universo pôde criar-se e se cria a partir do nada" "A criação espontânea é a razão por que há algo em lugar do nada, de por que existe o Universo e por que existimos." - Stephen Hawking. O que acha?
Corretíssimo. Se existimos é porque o Universo existe. Se ele existe, ou sempre existiu, ou surgiu em dado momento. As indicações observacionais, interpretadas à luz da Teoria da Relatividade, que é largamente confirmada em muitas outras observações, mostram que houve um momento de surgimento. Antes dele o Universo não existia. Como o Universo é tudo o que existe, sua inexistência significa que não existe nada. Então ele surgiu sem que tivesse sido proveniente de nada. Note que não se diz que "surgiu do nada". pois "nada" não é algo. Surgiu "de nada". Ou por interveniência de algo extrínseco a ele, ou espontaneamente. Conceber algo extrínseco ao Universo é bem difícil. O mais plausível é que o surgimento tenha sido espontâneo. Todavia não vejo que isso decorra da existência da lei da gravidade. As leis apenas descrevem como a natureza se comporta. Poderia ser diferente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário