Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Qual é o grande segredo da vida acadêmica? Como ser feliz e bem realizado academicamente? Será que o doutorado vai mesmo me trazer a felicidade que eu acho que trará?
O segredo da vida acadêmica é ser fissurado por conhecimento. É achar maravilhoso estudar, aprender, descobrir e inventar. É gostar disso e fazer por puro prazer, sem pensar em ganhar nada com isso. É querer contribuir para o bem da humanidade com o seu trabalho. É ser escrupulosamente honesto nele. Mestrado e doutorado são importantes, mas não são o que traz a felicidade de ser um cientista, um inventor e um professor. O que traz a felicidade é a satisfação em estar contribuindo para o mundo, para as pessoas, formando a juventude em todos os aspectos. Passando-lhe conhecimentos, habilidades, atitudes. Treinando-a para o trabalho e preparando-a para a vida. Forjando a sua personalidade e o seu caráter. Desenvolvendo a sua inteligência e a sua sensibilidade. Isso é o que mais gratifica. Claro que é bom ser reconhecido, viajar para apresentar trabalhos, ter amigos cientistas. Tudo isso é bom. Mas se se busca só isso, fica um grande vazio, pois é tudo vaidade. E vaidade não traz satisfação de vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário