Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Então Hitler era de extrema-direita, tem certeza? Ele privatizou vários setores e contou com ajuda dos burgueses, todavia o "ideal ariano" é coletivista, isto é, oposto à direita que prima pelo individualismo... Creio que ele era de centro.
O Nazismo era chamado de Nacional Socialismo. Portanto era socialista. Mas o fato de ser socialista não significa, necessariamente que seja de esquerda. O que caracteriza ser de esquerda não é o caráter estatizante, nem coletivista, como é o comunismo. O que caracteriza ser de esquerda é o igualitarismo, é a concepção de que as desigualdades são injustas, de que não devem haver classes sociais. Por seu lado, a direita concebe a sociedade em classes, considerando as desigualdades justas. Esquerda-Direita; Democracia-Totalitarismo; Comunismo-Capitalismo; Estatismo-Liberalismo; Socialismo-Individualismo são concepções independentes. Pode-se ter qualquer combinação delas. O espectro político-econômico é multidimensional, não é linear e nem dicotômico. O espaço das posições varia continuamente ao longo de, pelo menos, cinco dimensões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário