Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Professor, alguns religiosos costumam dizer que até mesmo os céticos adotam pressupostos. Os pressupostos em questão, entretanto, são de natureza bem diferentes, não acha?
Como é impossível ter garantias sobre todos os conhecimentos é preciso se basear em suposições, desde que sejam sustentadas por grande plausibilidade e fortes indícios de veracidade. O ceticismo não pode ser absoluto, mas apenas metodológico, como ferramenta de busca da verdade e não como afirmação da impossibilidade de se obtê-la. Ou seja, há que se duvidar, mas, mesmo duvidando, é preciso se decidir, com a disposição de abandonar o que se assumiu como verdade, se for mostrado que não é. O problema das religiões é que elas assumem como verdades proposições sem fortes indícios de plausibilidade e se negam a abandoná-las, não importam quão fortes sejam os argumentos contrários. Quem acatar esses argumentos e abandonar as proposições contrárias, está deixando de ser adepto da religião em questão. É muito difícil para as religiões aceitarem revisões em suas assertivas sem que isso se configure em um cisma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário