Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Você acredita que o desenvolvimento tecnológico possa tornar o anarquismo viável, se chegarmos a um ponto em que praticamente todo trabalho físico seja realizado automaticamente por robôs, deixando a humanidade ocupada apenas com trabalhos intelectuais?
Acho que isso facilitaria, mas não é determinante. Mesmo porque muitas pessoas vão querer fazer trabalhos físicos, mesmo que não seja necessário, pelo prazer que eles podem propiciar. Acho que a substituição de toda mão de obra braçal por robôs é algo que vai levar mais tempo para acontecer do que o anarquismo. Para tal seria preciso que a prosperidade total da humanidade, sem nenhuma exceção, fosse muito alta. Mesmo que se estabilize a população do mundo em uns duzentos anos, até que o mundo todo tenha uma renda em nível da renda escandinava, vai demorar. Considere as nações africanas. Até que todo mundo lá seja rico, vai demorar mais do que a chegada na anarquia. E ela pode acontecer sem que todo mundo seja rico, mas, certamente, que não seja pobre. Todavia uma força de trabalho de bilhões de robôs, para substituir completamente a humana vai ser extremamente cara.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário