Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Li num texto do Gleiser q dois objetos quântico emaranhados, separados, o giro de um é afetado o do outro também é, contradizendo a relatividade res. Mas num livro do Gell-Mann diz q é falso ao medir um elétron o outro é afetado, q é um abuso de l
Quando dois sistemas estão emaranhados quanticamente eles, de fato, são um só sistema. Assim, por exemplo, se eles são duas partículas advindas de algum decaimento radioativo que, pela conservação do momento angular, surgem com spins contrários, esse fato é preservado, isto é uma mudança no spin de uma acarreta a mudança no spin da outra, por serem um único sistema de spin zero. Dessa forma, se se medir o spin de uma e der para cima, o da outra será, necessariamente para baixo. Imagine que uma moeda tenha sido dividida em duas por um corte ao longo da circunferência de modo que uma só tenha cara e outra só tenha coroa. Depois elas são colocadas em envelopes fechados e enviadas aleatoriamente a duas pessoas. Se uma abrir o envelope e achar a cara, a outra, mesmo sem olhar, saberá que é coroa. Mas, pela incerteza, não se pode saber que resultado a medida dará, antes de fazê-la, pelo menos uma delas. De modo que a outra só saberá, sem olhar, qual o resultado de sua medida, se o da outra lhe for comunicado por algum processo que, não máximo, será transmitido com a velocidade da luz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário