Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Professor comecei a trabalhar num laboratório de isótopos estáveis. Eu sei o que são isótopos, mas gostaria muito de uma explicação sua sobre este estado do átomo. Admiro muito sua vontade de saber e de ensinar. Grande abraço e bom final de semana. Jamilton GEO
Os elementos químicos são caracterizados pelo número de prótons que existem no núcleo de seus átomos. Mas eles também têm nêutrons, cujo número pode variar, para átomos de um mesmo elemento. Cada grupo de átomos com mesmo número de prótons e nêutrons constitui um "isótopo" do elemento. Cada isótopo, além do número de prótons que caracteriza o elemento, é caracterizado, também, pelo número total de prótons e nêutrons, chamado "número de massa". Pode haver átomos de elementos diferentes com o mesmo número de massa, Por exemplo, um de 50 prótons e 60 nêutrons e outro de 51 prótons e 59 nêutrons. Mas não são o mesmo isótopo, pois são elementos diferentes. Isótopos estáveis são os que permanecem indefinidamente como são. Caso contrário são radioativos e mudam suas características por emissão de nêutrons, elétrons, ou partículas alfa (dois prótons e dois nêutrons) de seu núcleo. Isso os faz mudar de elemento ou de isótopo dentro do mesmo elemento. Elétrons podem ser emitidos por núcleos a partir do decaimento do nêutron em um próton, um elétron e um anti-neutrino. Isso é comum e se chama "radiação beta".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário