Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 4 de março de 2014
O senhor realmente acredita que a igualdade é falsa e artificial, como Nietzsche defendia? Acreditas que alguns humanos, mais fortes e inteligentes do que os demais (os "super-homens", como ele designava) tem uma tendência natural a se tornarem soberanos?
Não. Discordo de Nietzsche. Acho que existem desigualdades sim, mas acho que a sociedade deve propiciar a todos condições para superá-las e promover a maximização da igualdade. E que não haja soberano nenhum. Sequer governo. Aliás, a verdadeira diferença entre esquerda e direita é que esta considera as desigualdades justas e aquela, injustas. Sou pela tríade da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade (que ela mesma não cumpriu). Isso é que leva à paz, à harmonia, à prosperidade, à alegria e à felicidade. Havendo governo (por enquanto), que ele seja democrático de fato. Certamente os mais capazes lograrão serem os escolhidos para governar. Mas toda a população precisa estar vigilante para que os governantes não abusem de seu poder, que lhes é conferido por delegação do povo e não por conquista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário