Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 4 de março de 2014
Sim, maior parte é semântica. Mas vejo a Filosofia, com seus questionamentos e refletir, um guia para o desenvolvimento do pensamento humano. Tão importante quanto qualquer outra disciplina, se não a mais necessária para construir a base do pensamento.
Certamente que sim. Mas é preciso, antes de começar a filosofar, definir precisamente o significado das palavras que se está usando, para que a discussão não se faça em torno de seus significados, o que é pueril, pois significado é, meramente, uma convenção, mas sim sobre as relações que aquilo que as palavras significam mantêm entre si. Isso é filosofar e é extremamente importante que seja desenvolvido nos estudantes. Não só conhecer a história da filosofia, que é útil, mas não essencial. Tem-se é que treinar a mente para examinar e analisar a realidade, bem como refletir sobre ela e emitir juízos a respeito, bem como propostas de sua alteração. Além, sem a menor dúvida, de partir para a ação para que as propostas se concretizem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário