sábado, 19 de abril de 2014

É correto afirmar que matéria é energia vibrando numa frequência baixa?

Não. Matéria não é energia, de modo nenhum. Energia é um atributo, uma propriedade, Matéria é um tipo de entidade substancial do Universo. Energia não é. Nada é "feito" de energia, mas "possui" energia (ou não). Não existe "energia pura". O que existe é a energia que algo possua. A equação E-mc² não mostra a equivalência entre matéria e energia, mas entre massa e energia, pois massa também é um atributo, uma propriedade. Matéria é um conglomerado de quantizações fermiônicas de campo, isto é, de partículas que possuem spin semi-inteiro. Uma quantização de campo ocorre quando o campo quantizado "ondula", com certa frequência, havendo uma superposição de ondas que restringe a existência da onda a uma região restrita do espaço, chamada "pacote de onda", que é a partícula em questão, como os quarks e os léptons. Mas essa frequência não é nada baixa. E o que vibra não é a energia, mas o campo. Claro que essa vibração possui energia, mas não "é" energia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas essa noção de que algo possui energia não pode contrariar as ideias de Strauss de que o universo pode advir espontaneamente do nada? Porque, há uma necessidade de se haver algo, ora o nada cria as leis da física, que por sua vez cria a matéria e por sua vez criaria a energia? Minha colocação foi extremamente grosseira, mas é o máximo que o meu raciocínio ainda falho pode dar, ora física para mim é ainda apenas um hobby.

Ernesto von Ruckert disse...

Não é que o Universo tenha vindo "do nada". Ele não "veio" de nada. Também não há necessidade nenhuma de haver algo ao invés de nada. Há por acaso. Poderia não haver. Não existe e nunca existiu "o nada" que criaria algo. Nem as leis da Física. O surgimento de tudo é que se deu já com as leis que descrevem como o que existe funciona. O conteúdo que surgiu no início do Universo foi campo com vários atributos, dentre os quais energia. A quantização do campo, isto é, sua concentração em pontos com valores definidos de certos atributos é que fez surgir a matéria e a radiação.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails