Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Ernesto você acha que se uma alma ou Deus existisse seria possível nós seres humanos descobrirmos cientificamente tal coisa ? Ou seria inacessível ao homem ? Qual a evidência materialista contra a alma ?
Não existe evidência física da existência de espíritos. Se existissem, haveria alguma forma de se constatar. Essa constatação tem que ser universal, isto é, não dependente de circunstâncias, como o local, a pessoa. E tem que ser reprodutível por qualquer um, em qualquer lugar e momento. Como não há nada que demonstre inequivocamente que existem, a hipótese que se deve considerar é de que não existam. Não há porque considerar que algo exista se não é detectável e se sua existência não é necessária para a explicação de nada. Supor que possam existir espíritos mas que sejam inacessíveis à percepção só se justificaria se houvesse algo que não se poderia explicar sem que a existência deles fosse considerada, o que não ocorre. Isso não se aplica apenas a espíritos, mas também a qualquer coisa, mesmo física, como as supercordas. Sua existência é uma hipótese ainda não confirmada por nenhuma observação e não há nada que a exija para ser explicado. Mas ela é capaz de reunir muitas propriedades em uma explicação só. Todavia há outras explicações. e a ideia de uma unificação das interações é uma aspiração da comunidade científica que não necessariamente representa o fato da natureza ser assim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário