sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mas matemática não é teórico.

Em parte a Matemática é teórica, em parte é aplicada. Me interesso mais pela parte teórica. Isso não significa que desdenhe as aplicações e nem que não me inteire delas. Só que gosto menos das aplicações. Todavia lecionei, várias vezes, a disciplina "Métodos Matemáticos da Física", que, justamente, é uma aplicação da Matemática para a solução de problemas físicos. A questão da química é que, de fato, para mim, a química não é bem uma ciência e sim uma arte, como a engenharia. Não belas artes, mas arte no sentido do fazer e não do saber. Na química, o que eu gosto de estudar é a química das condições extremas de pressão e temperatura existente no interior das estrelas. Ou a química do espaço sideral. Nada nas CNTP. Nada de gás perfeito. Tudo ionizado e na forma de plasma. Ligações covalentes entre íons e não entre átomos. Isso é que é interessante. Mas o mais interessante da química, em verdade, é física, que é a determinação da forma dos orbitais moleculares. A rotação do plano de polarização da luz ao atravessar um meio, que inclusive, foi a forma de se confirmar a aceleração inflacionária do Universo em seus primórdios, pela análise da polarização da radiação de fundo do Universo. A análise espectral da luz das estrelas e galáxias para descobrir suas composições químicas. Isso é o que eu acho interessante em química.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails