sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Porque tanta ambição para com conhecimento ?‎

Por dois motivos. O primeiro é que é algo extremamente prazeroso para mim. Imagino que seja como quem gosta de álcool ou de drogas. O conhecimento me embriaga. Acho delicioso saber tudo a respeito de tudo. E fruo um grande prazer na ação de buscá-lo, de me debruçar sobre as questões cognitivas para decifrá-las, para entender, para compreender e, assim, saber ensinar e argumentar. Segundo porque vejo que o conhecimento é a melhor forma de libertação das pessoas e eu quero conhecer o máximo para ensinar o máximo e libertar o máximo as pessoas. Porém não chamo isso de ambição e sim de desejo. Porque ambição é um desejo doentio, um desejo que faz a pessoa ficar abatida e rancorosa se não o alcança. Não sinto isso a respeito do conhecimento. Desejo-o com serenidade e não me apoquento quando não o obtenho. Ou seja, não faço questão de o ter. Apenas o quero ter, com ardor e, o tendo, sinto-me feliz e realizado. Mas não é a prioridade de minha vida. Esta é amar e ser amado. E, justamento porque amo o mundo e as pessoas, quero-as sabidas e sábias.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails