Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Ateu, anarquista, confesso que ri quando li isso, você realmente acha que pode existir uma sociedade sem governo, onde todo mundo tenha acesso a mesma quantidade de bens materiais e informações?? Viver em uma sociedade utópica com todos os seres humanos do planeta, não acha isso muito fantasioso?
Não acho fantasioso não. Acho perfeitamente plausível e exequível. Claro que não nas atuais condições. Anarquia é o ápice de um processo evolutivo civilizatório da humanidade que vai ser atingido quando os problemas que nos atingem tiverem sido superados. Não se chega à anarquia por decreto e nem por revolução. Só por evolução. E isso demanda dezenas de gerações, isto é, vários séculos ou alguns milênios. Mas se alcança. Inclusive porque essa é a tendência natural da humanidade nos últimos milênios. Uma progressiva redução da autoridade, aumento da liberdade, abolição das diferenças, extinção das limitações e assim por diante. A democracia já é um passo entre a autocracia antiga e a anarquia futura. Liberdade, igualdade e fraternidade não são lemas utópicos. São valores perfeitamente alcançáveis. Do mesmo modo que o mote: "De cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade". Isto é uma economia de doação e não de troca, como é a monetária. Juntando o modelo político anarquista com o modelo econômico comunista se terá a sociedade ideal do futuro no mundo todo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário