Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Professor, o que faz a luz manter sua velocidade? Digo, há uma força que faz com que ela viaje nessa velocidade, correto? E, se há essa determinada força, então não deveria haver outras coisas que pudessem atingir tal velocidade?
Não há força, porque a velocidade é constante. Além disso, não possuindo massa, a luz poderia se acelerar sem força. Mas ela não se acelera. Acontece que um campo elétrico, quando variável, gera um campo magnético que, quando variável, gera um campo elétrico. Se essa variação for oscilatória, a variação da variação da variação da variação, até qualquer ordem, será oscilatória. Então os campos passam a se gerar um ao outro, descolados daquilo que produziu o primeiro campo. O interessante é que essa indução dos campos só acontece com eles se propagando à velocidade da luz. Ou seja, só existe luz se os campos tiverem essa velocidade. Senão não existe. Nem luz nem qualquer radiação eletromagnética. Portanto não é que a radiação se propague com essa velocidade por algum motivo. É que se não for formada com essa velocidade, não existe. Outras coisas não atingem essa velocidade justamente porque, ao possuírem massa, requerem uma força para ganharem velocidade. E à medida que a velocidade vai aumentando, a força requerida para aumentar mais ainda é cada vez maior. Para se chegar à velocidade da luz, tudo o que tiver massa requereria uma força infinita. Isso não existe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário