Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Você acredita que a dor pode, às vezes, constituir um sinal de elevação moral, e tornar-se fonte de mérito por parte de quem a experimenta?
Não. O que pode significar uma elevação moral é o enfrentamento estoico da dor. Mas a dor, em si, não é algo bom e deve ser evitado, sempre que possível. Melhor é viver sem dor. Não há mérito em experimentar dor nenhuma mas pode haver mérito em suportá-la estoicamente. Todavia, mesmo assim, deve-se envidar esforços para superá-la, debelar suas causas e deixar de senti-la. Muitas vezes a dor, especialmente de cunho psicológico, não advém de causas exteriores e sim do modo como se encara alguma situação. É extremamente benéfico desenvolver um modo de pensar que não considere doloroso grande parte dos reveses que se apresentem. O budismo faz isso, mesmo que eu não concorde com todas as suas premissas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário