Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Sempre quando vai citar uma possível sociedade anarquista, acaba citando na maioria das vezes pontos positivos, como a harmônia, coletividade, fraternidade, etc. O senhor tenta analisar possíveis erros ou lados negativos nessa possível sociedade? Até porque temos que está preparado para tudo.
Sim. Os pontos negativos existem. Mas eles podem ser superados por meio do processo educativo. Por exemplo, a possível falta de colaboração dos preguiçosos. A possível ganância de algumas pessoas. O possível egoísmo. A possível irresponsabilidade. Preguiça, cobiça, ganância, egoísmo, irresponsabilidade, são atitudes inadmissíveis para a construção de uma sociedade anarco-comunista. O processo educativo, inclusive numa fase que vai anteceder o atingimento da acracia, tem que introjetar nas pessoas a suprema malignidade de tais comportamentos, de modo que deixem de ser, sequer, cogitados. A formação de pessoas diligentes, desprendidas, altruístas, honestas, justas, responsáveis, tem que ser um dos pilares do processo educativo, inclusive colocado como prioridade superior à aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades. Isso a escola tem que cuidar urgentemente de promover, como item sujeito a avaliação para aprovação. Ou seja, alunos têm que poder serem reprovados por mau caráter. Uma vez estabelecida a anarquia comunista (não considero a possibilidade da anarquia capitalista nem do comunismo crato), o cometimento dessas faltas tem que ser devidamente coibido por sanções sociais, como a exclusão do faltoso no compartilhamento de várias benesses da vida coletiva, em caso extremo, até da alimentação. Isso é para ser aplicado não por nenhuma autoridade, mas pelo grupo como um todo. Quanto ao cometimento de crimes propriamente ditos, como furto, roubo, agressões e homicídios, para começar a anarquia comunista já exclui a motivação para eles, pois todo mundo vai dispor de tudo, nada sendo de ninguém, nem maridos e mulheres. Caso venham a ocorrer, a comunidade se reúne para aplicar uma penalidade, que pode, até, incluir a privação da liberdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário