Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Professor, você sabe me dizer se através da coleção Lições de física, do Feynman, tem como aprender física sozinho? Apenas com ela?
Acho que não. Esse é um livro complementar, que deve ser o companheiro de um texto fundamental. Para tal eu recomento o "Berkeley Physics Course", em cinco volumes. Note que esses dois cursos são de nível superior. É preciso que a pessoa já tenha feito um curso de Física em nível colegial. Nesse caso eu recomento o do "Physical Science Study Committee", que foi traduzido para o português pela Universidade de Brasília e editado pela Edart. Hoje só encontrado em sebos, em quatro volumes. Seria interessante, também, estudar o "Advanced Topics Supplements", também do PSSC, só editado em Inglês e achado em sebos dos EUA. Os atuais livros de Física para o Ensino Médio no Brasil só se preocupam e aprovar os alunos em Vestibulares e no ENEM, sendo horríveis para ensinar Física como uma ciência para compreender o funcionamento do mundo. Para estudar o Feynmann e o Berkeley é preciso ter feito um curso de Cálculo Diferencial e Integral, que pode ser levado em paralelo. Recomendo o livro do Thomas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário