sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Professor, me ajude! Logo começarei a lecionar física (pela falta de prof.'s, abriu-se uma oportunidade e eu me interessei). Bem..e agora? Algumas dicas de como se comportar? Qual postura tomar? Há tópicos que me sinto à vontade para lecionar, mas meu conhecimento em Óptica (exemplo) é superficial..

Para mim o melhor método de ensinar física é o da redescoberta, isto é, fazendo o aluno se tornar um cientista e ele mesmo descobrir as leis, experimentalmente, antes de ver a teoria. Será preciso fazer uso de aulas práticas de laboratório. Se isso não for disponível, o professor deve fazer os experimentos de forma demonstrativa nas aulas e deixar para os alunos analisarem e tirarem as conclusões. Depois da-se a teoria, fazem-se exercícios e resolvem-se problemas. Note que, muito mais importante do que fazer muitos exercícios e problemas é fazer com que o entendimento teórico e a compreensão das situações em que tal assunto se enquadra fique muito bem aprendido (especialmente saber os casos em que não se aplica). Os alunos têm que ser instados a saber explicar o assunto como se fossem dar uma aula. Para isso devem ser dados trabalhos de dissertação sobre o assunto. Note que exercícios são apenas um treinamento de uso das fórmulas, enquanto problemas são aplicações mais complexas delas na solução de situações hipoteticamente reais. É importantíssimo que os alunos saibam deduzir fórmulas, de modo que sejam capazes de deduzir, inclusive, fórmulas inéditas. E todos os exercícios e problemas têm que ser resolvidos, primeiramente, de forma puramente literal, para, só no fim, substituir os valores numéricos, sempre acompanhados das unidades nas contas. Outra coisa importante é que, sempre que possível, deve-se resolver os exercícios e problemas sem o uso de fórmulas mas apenas por raciocínio, com base em proporcionalidades diretas, inversas, com o quadrado e outras. Ou seja, o importante é a compreensão e a capacidade de pensar fisicamente e não a habilidade de fazer uso de fórmulas, se bem que isso também seja importante, mas não o mais importante. Para tal deve-se propor questionários e questões puramente teóricas e conceituais de modo a abarcar todos os aspectos do assunto. Sugiro o estudo da coleção de Física do Physical Science Study Committee, em quatro volumes, encontrada em sebos. É preciso adquirir, também, o Guia do Professor que, nessa coleção, não é um mero exemplar do livro com as respostas dos problemas, mas um outro livro, completamente diferente, que explica o modo como cada assunto deve ser abordado e explicado. Outros livros bons, no nível do Ensino Médio são o do Jay Orear e o do Paul Hewitt.

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