Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Na teoria do comunismo não existe NENHUMA empresa privada ? Nenhuma mesmo ? Nem uma padaria ou botequinho, por exemplo ? (To confuso quanto a essa pequena besteirinha a um tempo.)
Na prática, os países que se disseram comunistas, admitiram a existência de pequenos empresários. Todavia, o ideal comunista é de que, realmente, não haja propriedade privada nenhuma, isto é, não haja, também, empresa privada nenhuma. Mas também não considera que as empresas pertençam ao governo. Isso acontece no socialismo e não no comunismo. Os empreendimentos comunistas são do povo. O povo é que detém o controle das atividades econômicas, diretamente, sem a intermediação do governo. O ideal é que nem exista governo, que é o que acontece no anarco-comunismo. Mas o comunismo pode não ser anárquico, isto é, pode haver governo. Da mesma forma que a anarquia pode não ser comunista e sim capitalista. O ideal, contudo, é que a concepção econômica comunista seja conjugada com a concepção política anarquista. Essa é a situação ideal que só pode ser alcançada por um processo evolutivo da civilização e não por nenhuma revolução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário