sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Poderia me explicar como seria, em tese, educar os filhos para que tenham a autonomia que se espera atingir com a anarquia?

Delegando responsabilidades e participação nos trabalhos domésticos desde criança. Não tolerando manhas e birras desde criancinhas. Vivendo uma vida familiar inteiramente comunitária, com todos participando de tudo. Sem essa de só o marido ganhar dinheiro e só a mulher fazer os serviços domésticos. Abolindo toda a paparicação e qualquer conivência com mau comportamento. Isso não exclui a existência de afeto em abundância. Para tal, os pais têm que se despir totalmente de seu egoísmo, de sua preguiça, de sua negligência. Dá muito trabalho. Muito mesmo. Mas tem gente que faz isso e obtém ótimos resultados. Meus filhos foram criados assim e eu fui criado assim por meus pais. Com amor, respeito, carinho, amizade. Mas sem tolerância com os malfeitos, com muita exigência (acompanhada de todo o apoio) e com muita delegação de responsabilidade, desde cedo. Nada de empregada estender a cama, arrumar o quarto. O exemplo tem que vir dos pais. Nada do pai pedir à mãe para trazer água, trazer o chinelo ou coisas assim. Todo mundo tem pés e mãos para fazer tudo o que for do seu interesse, sem pedir para ninguém.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails