sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Professor, o que acha das ideias do Lawrence M. Krauss sobre o universo oriundo do nada?‎

Estou lendo seu livro "A Universe from Nothing" (leio uns quatro em paralelo), de modo que peço que me repita a pergunte dentro de uns 29 dias. Pelo que estou percebendo o que ele considera "o nada", não é "nada", mas algum campo primordial, do qual tudo surgiu. Se havia algo, "o nada", isso já era o Universo. Em meu entendimento o surgimento do Universo se deu, de fato, a partir de "nada", e não "do nada". Há uma diferença essencial. "Nada" não inclui coisa alguma. Sequer espaço vazio. O Universo surgiu sem ter nada de que provir. Não surgiu "do nada". Surgiu "de nada". Percebe a diferença? Mas, depois que eu ler o livro, teço mais comentários. Outro interessante é "Nothingness" de Henning Genz.
Nada, vazio e vácuo são conceitos distintos. Vácuo é um espaço sem matéria, mas com radiação e campos. Vazio seria um espaço sem matéria nem radiação nem campo. Não existe vazio no Universo (e nem fora dele, pois ele não tem "lado de fora"). Nada é a ausência de tudo, inclusive de espaço, mesmo vazio. Nada não é algo. Logo não existe "o nada".

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails