Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Ernesto, não há grande diferença entre ser religioso e ser anarquista. Ambas esferas suportam utopias que encerram um mundo ideal como fim último para aperfeiçoamento da humanidade. Precisamos de utopias mais do que precisamos da verdade?
Há muita diferença. Pessoas religiosas consideram um mundo ideal com base em fundamentos falsos, isto é, no atendimento da vontade de uma divindade que não existe. O anarquismo e o comunismo também buscam um mundo ideal mas com fundamento no que, de fato, existe, que é a sociedade dos homens. E concebem panoramas perfeitamente factíveis. O anarco-comunismo só é uma utopia agora. Mas é perfeitamente factível para o futuro. Quanto à realidade, o anarco-comunismo não a desconsidera. O que ele quer é, justamente, mudá-la para uma outra realidade, tão verdadeira quanto a atual, mas completamente diferente. E isso é perfeitamente alcançável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário