Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Ernesto, poderia me explicar essa afirmação: A força mínima que deve ser feita para levantar um objeto deve ser igual ao seu peso. Minha dúvida é que como a força resultante no objeto será nula, ele deveria permanecer no seu estado inicial, ou seja, o repouso.
Se um objeto está em repouso em relação à superfície da Terra (mas ele não estará em repouso em relação a um referencial inercial, pois estará girando em torno do eixo da Terra junto com ela), além da força de gravidade, ele precisa estar sofrendo outra força que tenha uma componente oposta à gravidade, de valor tal que a resultante com o peso forneça a força centrípeta necessária para que o corpo gire, com a Terra, em torno do seu eixo. Para que o corpo se eleve, afastando-se da superfície da Terra, essa força precisará ser maior, de modo a fornecer a aceleração necessária para tirá-lo do repouso em relação à superfície da Terra. Em geral essa força é fornecida pela reação do apoio ao corpo, pelo empuxo de algum fluido em que ele esteja imerso, pela sustentação aerodinâmica, no caso de um avião ou helicóptero, ou por algo que o sustente, se estiver pendurado. Depois que ele passar a se mover, a força poderá ser reduzida de novo, ao valor que tinha quando ele estava em repouso em relação à superfície. Se a elevação ocorrer por uma grande distância a força terá que ir diminuindo, pois a gravidade vai diminuindo com o afastamento do centro da Terra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário