Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
De onde você crê que surgiu a materia ? Se ela sempre existiu, o tempo é obsoleto e fantasioso para com o universo em sua essência ? Uma noção humana.
A matéria nem sempre existiu. Ela é o resultado da quantização dos campos primordiais no início do Universo, logo que a temperatura começou a diminuir e permitir o surgimento de quebras de simetria. Mesmo os campos primordiais nem sempre existiram. Eles surgiram com o surgimento do Universo. Haver universo significa haver um conteúdo substancial (campo, matéria ou radiação) e um espaço para os conter. Mas pode haver universo sem tempo. O tempo advém das alterações no estado do Universo. Ficando inalterado, não há tempo. Como o Universo surgiu expandindo-se, então ele já surgiu com o tempo. Mas pode ser que o tempo cesse se o Universo vier a parar de mudar o seu estado. O tempo é algo físico que não depende da percepção de nenhuma entidade consciente. Mas não é apriorístico. Da mesma forma que o espaço. Este advém de seu conteúdo. Sem conteúdo, também não há espaço, do mesmo modo que sem alteração não há tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário