Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Vc é um dos que acham que a religião só atrapalha a humanidade.Contudo, tenho que dizer que há ótimas igrejas praticando caridade;perto da minha casa, 2 igrejas católicas distribuem sopas pros pobres; ademais, a igreja do Malafaia dá agasalhos e comida.Pq não existe algo ateu que faça o mesmo?
Eu não digo que as igrejas não fazem coisas boas. Elas fazem, como a caridade. Mas isso pode ser feito sem ser por igreja ou religião nenhuma. Com a vantagem de não fazer apelo a nenhuma pretensa realidade transnatural inexistente. A caridade desvinculada da religião é muito mais valiosa, porque é feita sem a pretensão de se obter nada em troca, sequer a salvação eterna. Como as religiões enganam o povo com suas crenças em alma imortal, céu e inferno, atendimento de preces e outras do tipo, elas são muito maléficas mesmo. É preciso que se saiba que não se pode contar com a ajuda do sobrenatural para nada. Então é preciso que se fie apenas no auxílio das outras pessoas e da ciência. Sem religião como muleta, as pessoas têm que aprender a serem solidárias e compassivas. E a cuidarem, por si mesmas, em colaboração, pelo prevalecimento do bem e o extermínio do mal, já que não há justiça divina nenhuma. Ateus fazem trabalho caritativo sim. Existem, até, organizações para isso, como a Liga Humanista Secular. Mas, como anarquista, eu gosto mais de iniciativas que não envolvam entidades organizadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário