quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Mas você acredita que Jesus existiu? Se sim, ou não, por quê?‎

Penso que possa ter havido uma pessoa a quem se atribui o que os evangelhos falam como sendo Jesus. Certamente sem os atributos de divindade e de milagreiro. Muito menos de redentor. Mas essa minha consideração não é bem alicerçada. É um palpite. Há quem diga que tal sujeito foi uma invenção. Ainda não estudei os argumentos que suportem isso. Por isso não posso apoiar a proposta. No entanto, mesmo que seja fictícia, o que mais interessa não é se existiu e sim o que se diz que ela seria, que ela pregava, caso existisse. Quanto a isso posso fazer meus julgamentos. Que ela seria divina com aquela história de nascimento partenogenético, isso, certamente, não tem o menor fundamento. Que fizesse milagres também não, pois milagres não existem. Que tenha ressuscitado, outra mentira. Isso é impossível. Que tenha ascendido aos céus corporeamente, mais uma mentira. Afinal, onde está o céu? Mas hã muitos ensinamentos atribuídos a ele que considero bem válidos, especialmente o principal: "amai-vos uns aos outros". Para mim é o que basta para tudo dar certo no mundo. Os outros são apenas comentários desse maior. E acho que essa personagem, certamente, foi muito corajosa em enfrentar o modo de pensar dos judeus e romanos de então. Pena que, como sempre, suas ideias foram cooptadas pelos detentores do poder para oprimir o povo, como sempre soe acontecer. Mas esse Jesus humanista, de modo geral, é, inclusive, alguém que me serve de modelo para conduzir a vida.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails