Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 27 de janeiro de 2018
Professor, o senhor já pensou em suicídio? relutantemente penso sobre isso todos os dias. Se não existe deus, — e eu acho que não existe, esse é automaticamente um mundo niilista. Então qual o sentido de continuar vivendo? Sendo insultado, estorvado e caluniado por puro ressentimento alheio?
Há um grande sentido para se continuar vivendo que é agir para consertar o mundo. Fazer de tudo, mesmo tendo dificuldades e oposição, para que o mundo se torne um lugar justo, harmônico, fraterno, equânime, aprazível e feliz para as pessoas, em harmonia com a natureza. Espancar a ignorância e abrir os horizontes de todos para o conhecimento, a verdade, a beleza e o bem. Dedicar a vida a essa missão, lhe confere um significado elevadíssimo que compensa todos as vicissitudes e dissabores. Isso traz um alegria interior muito grande, de modo que se tem o sentimento de que essas pessoas que possam nos insultar, estorvar, caluniar e nutrir ressentimento por nós, não merecem um pingo de nossa consideração nem que nos perturbemos por seus atos nocivos. Temos que lhes votar a maior indiferença e desprezo e levarmos nossa vida com tranquilidade e paz, confiantes no acerto de nossa escolha em relação à visão do mundo e o propósito de vida. E dedicando nosso respeito, nosso carinho, nosso afeto e nosso amor a todos que se irmanarem com nossos propósitos, concitando a que todos assim o façam em benefício geral da humanidade e da natureza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário