Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
Existe algo em matemática que é estudado e é irrelevante no ensino médio?
O que existe é muito assunto que é relevante e não é dado por falta de tempo. Tudo o que é dado é relevante. Só que relevância não significa aplicação prática. A maior relevância do estudo de matemática, inclusive para quem não for se dedicar a ela na vida, é o desenvolvimento da capacidade de raciocinar que ela propicia. A matemática, realmente, é a melhor forma de aguçar o raciocínio. Mas, para tal, os professores precisam focar mais o trabalho em demonstrações e não em aplicações práticas, mesmo que estas também devam ser abordadas. Infelizmente os exames de acesso ao nível superior, por serem testes objetivos, não permitem aferir a capacidade de condução de raciocínio dos candidatos em demonstrações. Para mim as demonstrações teriam que ser um tópico tão importante quanto a redação nos exames tipo ENEM. Tinha que ter uma redação e uma demonstração a ser feita de forma aberta dentre as questões dos exames. Mas não uma demonstração já feita e sim uma inédita. Isso é válido para candidatos a cursos tanto de exatas, quanto de humanas e biológicas. Todos têm que saber raciocinar no exercício de suas ocupações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário