Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
Professor, a respeito da dilatação dos sólidos. A água em verdade, se expande quando chega a 0°C. Tem a ver com as ligações de Van der Walls e as pontes de hidrogênio. Poderia explicar sobre?
Entre zero e quatro graus celsius a água se contrai em razão da redistribuição espacial de suas moléculas. No estado sólido as moléculas de água formam uma rede com buracos entre elas, como se posicionassem nos vértices dos gomos da capa de uma bola de futebol antiga. Por isso o gelo é mais volumoso do que a mesma quantidade de água líquida, sendo, assim, menos denso e flutuando na água líquida. Ao passar para o líquido, essa estrutura cristalina se desfaz, mas não toda de uma vez, permanecendo, até quatro graus, blocos de moléculas ligadas, como se fossem macromoléculas, que vão se desfazendo até que, a quatro graus, estejam todas soltas. Assim, nesse intervalo, o volume da água é maior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário