sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Comente: O fisicalismo é uma metafísica. Isso implica que a realidade material existe fora da experiência consciente. Nós nunca podemos validar diretamente que a natureza da realidade é material. Só podemos supor que ela é material.

Realmente não há como se demonstrar que há um mundo objetivamente real fora da mente de cada um (inclusive outras mentes). Todavia há fortes indícios de que esse seja o caso. Então é o que considero. Por outro lado, havendo essa realidade objetiva exterior à mente, nada há que demonstre que ela possua alguma componente não física, isto é, sobrenatural ou espiritual. Portanto, não admito que isso exista, restando-me encarar a única possibilidade que os fatos corroboram que é a de que existe uma realidade exterior à mente pensante e que essa realidade é inteiramente física. Note que eu não estou descartando a existência de abstrações e idéias, que são realidades internas à mente. o que estou descartando é que as idéias e abstrações sejam a única realidade existente. Mas estou descartando que existam realidades não abstratas e não físicas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails